Diversos são os benefícios que um tratamento ortodôntico pode trazer para você. Além dos benefícios funcionais, existem os benefícios estéticos. Os funcionais são a melhora da mordida com consequente preservação dos dentes e dos ossos de suporte, assim como das articulações. Os benefícios estéticos são um sorriso mais bonito, mais agradável e saudável, melhorando o seu bem-estar.

Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou removíveis

Aparelhos fixos

São os aparelhos mais conhecidos e utilizados. Podem ser metálicos ou estéticos (safira, porcelana etc.). Também servem para fazer movimentos ortodônticos (quando o problema é dentário) e tratamentos ortopédicos (quando o problema é esquelético). O ponto positivo destes aparelhos é que dependem menos da colaboração do paciente e os resultados são mais previsíveis. O negativo é que dificultam a limpeza dos dentes pelo fato de serem fixos, com a possibilidade de aumentar o surgimento de cáries ou manchas nos dentes se não for tomado o cuidado adequado.

 

Aparelhos removíveis

Também servem para fazer movimentos ortodônticos (quando o problema é dentário) e tratamentos ortopédicos (quando o problema é esquelético). O ponto positivo é que podem ser removidos de acordo com a conveniência, facilitando a limpeza dos dentes. O negativo é que dependem mais da colaboração do paciente, o que torna os resultados do tratamento menos previsíveis.

Podem ser estéticos, como os alinhadores transparentes, que são uma alternativa aos aparelhos fixos e removíveis convencionais. O planejamento de todas as movimentações dentárias é feito antes de se iniciar o tratamento e uma sequência de alinhadores transparentes removíveis é confeccionada utilizando uma tecnologia de ponta. Os alinhadores são trocados a cada 15 dias. Existem diversos tipos de alinhadores transparentes no mercado, sendo que o mais conhecido é o Invisalign.

Alguns tratamentos podem ser realizados tanto com os aparelhos fixos como com os removíveis, porém outros são melhor tratados com os aparelhos fixos.

Distúrbios da ATM

São alterações na articulação temporomandibular que podem estar ou não relacionadas à problemas na oclusão dentária. Normalmente, começam com pequenos estalidos na região próxima aos ouvidos acompanhados ou não de dor. Tais sinais tendem a ir se intensificando, com a possibilidade de agravamento dos estalos e das dores, culminando com dificuldades na abertura da boca e na mastigação.

O diagnóstico correto da causa dos distúrbios é uma das partes mais importantes para que o tratamento seja bem-sucedido. O tratamento vai depender do diagnóstico, podendo ser realizado com placas de acrílico, tratamento ortodôntico ou ambos.

Quando a causa não é apenas o problema oclusal, uma abordagem multidisciplinar é realizada.

Dispositivos auxiliares no tratamento ortodôntico

São vários os dispositivos auxiliares que podem ser utilizados durante o tratamento ortodôntico. Um dos mais utilizados ultimamente é o mini-implante. Similares aos famosos piercings, os mini-implantes são colocados pela mucosa e têm diminuído o número de extrações com finalidade ortodôntica assim como o número de cirurgias ortognáticas. Movimentos antes considerados impossíveis para o ortodontista se tornaram viáveis com o advento dos mini-implantes.