Diversos são os benefícios que um tratamento ortodôntico pode trazer para você. Além dos benefícios funcionais, como uma melhor mordida com consequente preservação dos dentes e das articulações, existem benefícios estéticos, como um sorriso mais bonito com a possibilidade de melhorar, também, a sua auto-estima. Trabalhos recentes têm mostrado melhora da qualidade de vida dos pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico.

Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou removíveis

Aparelhos fixos

São os aparelhos mais conhecidos e utilizados. Podem ser metálicos ou estéticos (safira, porcelana etc.). Também servem para fazer movimentos ortodônticos (quando o problema é dentário) e tratamentos ortopédicos (quando o problema é esquelético). O ponto positivo destes aparelhos é que dependem menos da colaboração do paciente e os resultados são mais previsíveis. O negativo é que dificultam a limpeza dos dentes pelo fato de serem fixos, com a possibilidade de aumentar o surgimento de cáries ou manchas nos dentes se não for tomado o cuidado adequado.

 

Aparelhos removíveis

Também são bem conhecidos e utilizados. Assim como os aparelhos fixos, podem ser estéticos (como os alinhadores transparentes) ou podem ser não-estéticos (com fios metálicos, etc.). Também servem para fazer movimentos ortodônticos (quando o problema é dentário) e tratamentos ortopédicos (quando o problema é esquelético). O ponto positivo é que podem ser removidos de acordo com a conveniência, facilitando a limpeza dos dentes. O negativo é que dependem mais da colaboração do paciente, o que torna os resultados do tratamento menos previsíveis.

Alinhadores transparentes

São uma alternativa aos aparelhos fixos e removíveis convencionais. O planejamento de todas as movimentações dentárias é feito antes de se iniciar o tratamento e uma sequência de alinhadores transparentes removíveis é confeccionada utilizando uma tecnologia de ponta. Os alinhadores são trocados a cada 15 dias. Existem diversos tipos de alinhadores transparentes no mercado, sendo que o mais conhecido é o Invisalign.

Distúrbios da ATM

São alterações na articulação temporomandibular que podem estar ou não relacionadas à problemas na oclusão dentária. Normalmente, começam com pequenos estalidos na região próxima aos ouvidos acompanhados ou não de dor. Tais sinais tendem a ir se intensificando, com a possibilidade de agravamento dos estalos e das dores, culminando com dificuldades na abertura da boca e na mastigação. O diagnóstico correto da causa dos distúrbios é uma das partes mais importantes para que o tratamento seja bem-sucedido.